Roraima tem quase metade da população de rua da região Norte e uma das 10 maiores do Brasil, diz relatório
(Foto: Reprodução) Roraima tem a 9ª maior população de rua do Brasil, segundo relatório
Ivonisio Lacerda Júnior/g1 RR
Roraima concentra quase metade da população de rua da região Norte e está entre as 10 maiores do Brasil. É o que mostra um relatório do Observatório Brasileiro de PolÃticas Públicas com a População em Situação de Rua (ObPopRua-POLOS), vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
No total, são 9.954 pessoas em situação de rua. O número coloca o estado em 9º lugar no ranking nacional e supera o de estados mais populosos, como Pernambuco (8.066) e Goiás (5.725). Os dados do relatório são coletados com base no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
💡 Entenda: Plataforma do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, FamÃlia e Combate à Fome, o CadÚnico reúne dados de famÃlias de baixa renda e pessoas em situação de vulnerabilidade social para que possam acessar benefÃcios e programas do governo.
✅ Receba as notÃcias do g1 Roraima no WhatsApp
A população em situação de rua de Roraima se concentra quase totalmente na capital. Do total, 9.928 dessas pessoas estão em Boa Vista - apenas 26 estão em outros municÃpios. O número coloca a cidade em 6º lugar no paÃs com mais pessoas nesta situação, acima de metrópoles como BrasÃlia (8.970) e Porto Alegre (6.420).
O coordenador do Observatório, professor André Luiz Freitas Dias, explica que o número de pessoas em situação de rua no estado têm relação, principalmente, com o contexto migratório venezuelano.
👉 Contexto: Na fronteira do Brasil com a Venezuela, Roraima é, desde 2015, a principal porta de entrada para venezuelanos que buscam melhores condições de vida no paÃs. Mais de 1 milhão de pessoas cruzaram a fronteira, e mais da metade permanece no paÃs, atraÃda pela polÃtica brasileira de acolhimento e interiorização.
Dias disse ainda que esses números de Roraima são vistos com "bastante preocupação". Além disso, refletem uma complexidade local constatada durante uma visita técnica ao estado em 2023, a convite do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
"Pudemos perceber o quanto as sobreposições de violências e violações de direitos atingem diversos grupos vulnerabilizados no estado, como a população em situação de rua, migrantes, indÃgenas e refugiados", afirma Dias.
O coordenador também explicou que o crescimento da população em situação de rua a nÃvel nacional foi influenciado pela precarização do perÃodo da pandemia de Covid-19 e a ausência de polÃticas públicas de moradia.
LEIA MAIS:
Fluxo de migrantes venezuelanos em busca de ajuda no Brasil dobra após eleição contestada de Maduro
IBGE: Migração venezuelana faz Roraima liderar percentual de estrangeiros no paÃs
Raio X dos 9 anos da migração venezuelana para o Brasil
Cenário na região Norte
Sozinho, Roraima concentra 49,2% de toda a população em situação de rua na região Norte: são 20.220 pessoas nesta condição ao todo. O segundo estado da região com mais registros é o Pará, com 4.100, seguido pelo Amazonas, com 3.346.
Entre as capitais, a disparidade é ainda maior. Boa Vista tem mais que o triplo de pessoas em situação de rua em relação a Manaus, que é a segunda colocada no ranking, com 2.971 casos, e mais de quatro vezes a de Belém (2.195).
Estados do Norte que têm um número de habitantes total semelhante à de Roraima, segundo o Censo de 2022, como Acre (830.026 habitantes) e Amapá (733.580 habitantes) figuram entre os três últimos no ranking regional de população em situação de rua.
Roraima registra alta desde 2018
O relatório também fornece dados comparativos de 2018 a 2024, que revelam aumentos consecutivos na população em situação de rua de Roraima nos últimos anos.
Em 2018, o estado registrava 1.046 pessoas em situação de rua e saltou para 7.206 em 2024. A capital Boa Vista acompanhou o salto e subiu de 1.029 pessoas em 2018 para 7.168 em 2024.
No último ano, o estado deu continuidade à série histórica, e foi de 7.206 em 2024 para os 9.954 registrados no levantamento mais recente, um aumento de mais de 38% em menos de um ano.
Veja outro assunto sobre migração em Roraima:
Número de migrantes venezuelanos atendidos em RR, na fronteira, cresce após eleições
Leia outras notÃcias do estado no g1 Roraima.FONTE: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2025/11/10/roraima-tem-quase-metade-da-populacao-de-rua-da-regiao-norte-e-uma-das-10-maiores-do-brasil-diz-relatorio.ghtml