Incêndio em lavrado mata capivaras e jabutis no Norte de Roraima
14/02/2026
(Foto: Reprodução) Incêndio em lavrado mata capivaras e jabutis no Norte de Roraima
Um incêndio que atingiu uma área de lavrado em Amajari, no Norte de Roraima, matou capivaras e jabutis e deixou outros animais silvestres feridos na região. O fogo atingiu fazendas às margens da BR-174, próximo ao sítio arqueológico Pedra Pintada, área de relevância histórica e ambiental.
Imagens feitas pela Defesa Civil de Amajari mostram o trabalho de brigadistas no combate às chamas e os impactos causados pelo incêndio, incluindo animais carbonizados e capivaras com ferimentos provocados pelo fogo.
👉 O lavrado é um dos biomas característicos de Roraima e abriga diversas espécies da fauna silvestre. Durante o período de estiagem, incêndios se tornam mais frequentes e representam risco tanto para o meio ambiente quanto para comunidades próximas e para o patrimônio histórico da região.
Animais mortos em incêndio no Amajari, Norte de Roraima
Divulgação/Defesa Civil do Amajarí
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, da Defesa Civil do Amajari e do Prevfogo atuam de forma integrada para conter o avanço das chamas.
Segundo os bombeiros, há articulação para reforçar o combate com mais uma equipe de bombeiros e brigadistas, que pode vir de Boa Vista ou de Pacaraima.
Até o momento, não há confirmação sobre o que provocou o incêndio. De acordo com os bombeiros, a área total atingida e os danos ambientais só poderão ser mensurados após a conclusão dos trabalhos no local.
Capivara ferida por incêndio no Amajarí, Norte de Roraima
Divulgação/Defesa Civil de Amajari
Capivara morta por incêndio no Norte de Roraima
Divulgação/Defesa Civil de Amajari
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.