FIGA 2025 traz aulas-show, palestras e espaço infantil em Manaus
13/09/2025
(Foto: Reprodução) FIGA 2025 já tem data marcada: evento será de 3 a 5 de outubro em Manaus
Divulgação
A sexta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) será realizada de 3 a 5 de outubro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, com entrada gratuita e funcionamento das 14h às 21h. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas, é considerado o maior da região voltado à culinária amazônica.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Criada em 2015, a FIGA tem como objetivo promover um intercâmbio entre a gastronomia amazônica brasileira e internacional. A feira reúne chefs e especialistas da Bolívia, Equador, Mato Grosso, São Paulo, Espanha e Manaus.
Entre os destaques locais estão Hiroya Takano, do restaurante Shin Suzuran, e Selma Reis, conhecida por sua pesquisa sobre pratos típicos da capital amazonense.
O evento será, com espaços voltados para empreendedores da área de alimentação e também para o público em geral. A programação inclui aulas-show com chefs renomados, palestras, rodadas de negócios, exposição de produtos e serviços em cerca de 100 estandes e o Espaço Mini-Chefs, voltado para crianças.
Evento recebe conferência
A principal novidade da edição 2025 é a primeira Conferência Empresarial da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), marcada para 3 de outubro. O encontro vai apresentar histórias de sucesso e ideias para quem atua no setor.
Entre os temas estão os bastidores do Sushi Ponta Negra, com Djalma Pinheiro Neto; design de espaços gastronômicos, com Diego Avelino; crescimento de uma hamburgueria local, com Jessica e Leandro Kniphoff; e estratégias para encantar clientes, com Pedro Henrique Leite.
Manaus está em processo de candidatura ao título de “Cidade Criativa da Gastronomia” pela Unesco. Durante a feira, o especialista Jordi Tresseras, doutor em geografia e história pela Universidade de Barcelona, vai explicar a importância da conquista para o desenvolvimento cultural, turístico e econômico da capital.
Marsia Taha, chef do restaurante Arami, em La Paz (Bolívia), eleita a melhor chef feminina da América Latina, vai apresentar sua pesquisa sobre ingredientes da Amazônia boliviana.
A chef Ariani Malouf, do Mato Grosso, vai apresentar pratos que misturam sabores do Pantanal e da Amazônia.
Entre os convidados estão:
Javier Felix, da Fundação Pachamama (Equador), e o chef Esteban Tapia, da Universidade San Francisco de Quito.
A pesquisadora Noemia Kazue, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e o jovem Eli Minev vão falar sobre o tubérculo Ariá.
Chef Val Cabral, de Cuiabá, com projetos de empreendedorismo comunitário;
César Adames, do Senac-SP; e Raul Lemos, chef da CasaLab Gastronomia e do QG MasterChef.
Senac AM inaugura primeira fase do Bistrô que reúne gastronomia, cultura e qualificação