Mais de 60% das mortes por câncer no AM atingem pessoas acima de 60 anos
05/02/2026
(Foto: Reprodução) Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon)
Divulgação
Mais de 60% das mortes por câncer no Amazonas ocorreram em pessoas acima dos 60 anos entre 2021 e 2025, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (4) pela Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). No período, o estado registrou 20.948 mortes pela doença.
A análise mostra que a idade média foi de 62 anos. A mortalidade foi semelhante entre homens e mulheres, com leve predominância feminina (50,9%).
➡️Entre os principais fatores de risco apontados pela FVS-RCP estão:
Tabagismo;
Consumo de álcool;
Excesso de peso;
Alimentação inadequada;
Sedentarismo;
Poluição atmosférica;
Infecções como HPV e hepatites virais.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que hábitos ligados ao estilo de vida influenciam diretamente o desenvolvimento de doenças crônicas.
“Esses mesmos fatores estão associados a problemas como hipertensão, diabetes e outras doenças metabólicas, o que mostra que as ações de prevenção são integradas e se reforçam mutuamente”, afirma.
A gerente da GVDANT, Anny Antony, reforça que pequenas mudanças no cotidiano podem reduzir o risco da doença.
“Se movimentar mais, cuidar da alimentação, dormir melhor e buscar os serviços de saúde no tempo certo fazem diferença real na redução do câncer e de outras doenças crônicas. Informação salva vidas, e a prevenção começa antes do adoecimento”, conclui.
LEIA TAMBÉM
Contadora do Amazonas relata angústia ao receber diagnóstico do câncer de mama: ‘Meu mundo silenciou’
Brasil deve registrar 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028, estima INCA
Amazonas recebe remédio inédito contra câncer
Cenário nacional
De acordo com o Vigitel, principal inquérito nacional sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis, 62,6% dos adultos brasileiros apresentam excesso de peso e 25,7% têm obesidade. O levantamento também aponta baixa prática de atividade física no lazer (42,3%) e sono insuficiente em até um quarto da população.
Na Região Norte, cerca de 7 mil pessoas participaram da pesquisa, incluindo 1.000 em Manaus. O perfil é semelhante ao nacional, com destaque para excesso de peso entre mulheres, sedentarismo e descanso insuficiente.
No Amazonas, cinco tipos de câncer concentram 43% das mortes: estômago, pulmão, colo do útero, mama e próstata.